O prazo final para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2025 está se aproximando, permitindo que os contribuintes enviem seus documentos obrigatórios até o dia 30 de maio. Mas, além de precisar cumprir com os critérios exigidos, os contribuintes também precisam lidar com os desafios de não serem vítimas de cibercriminosos que estão cada vez mais intensificando suas atividades fraudulentas, utilizando o nome da Receita Federal como isca.
Para tentar se aproveitar dessas vítimas, os golpistas tentam usar os momentos em que os contribuintes estão com pressa ou se sentem inseguros no momento de declararem seus dados, para aplicar golpes bem desenvolvidos. Entre os ataques mais comuns estão e-mails falsos, páginas clonadas da Receita Federal e boletos fraudulentos, que se passam pelo órgão e conseguem fisgar as vítimas.
Saiba como se proteger de golpes envolvendo o Imposto de Renda
Além de usarem os emails, como forma de ataque, os criminosos também estão usando o WhatsApp com links fraudulentos com mensagens sobre restituições antecipadas ou notificações de débitos. Para terem credibilidade, os golpistas costumam usar perfis clonados ou contatos comprometidos para aumentar a taxa de sucesso do ataque.
Para evitar ser uma vítima nesses casos, não clique em links que são enviados por e-mail ou mensagens que afirmam ser da Receita Federal. Lembrando que todas as informações corretas estão no site oficial, através do gov.br/receitafederal, no qual é possível fazer download do programa para a declaração.
Antes de pagar algum boleto, confira o nome do beneficiário e os primeiros dígitos do código de barras. Para ter ainda mais segurança, ative a autenticação em dois fatores para proteger contas de e-mail, bancos e nuvens e evite usar redes Wi-Fi públicas quando for declarar seus tributos.