Você mal tem tempo de assistir a um episódio de série: o voo comercial mais rápido em operação no Brasil tem apenas 24 minutos de duração. O trajeto, realizado pela companhia Abaeté Linhas Aéreas, conecta Salvador ao distrito de Morro de São Paulo, no município de Cairu (BA), percorrendo 83 quilômetros.
O dado faz parte de um levantamento recente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que listou os voos domésticos mais curtos e mais longos realizados no país. Para integrar o ranking, os voos precisam ser diretos e contar com pelo menos uma operação semanal durante o ano.
Além de liderar a lista com o trecho Salvador–Morro de São Paulo, a Bahia também aparece novamente entre os cinco voos mais rápidos com a rota Salvador–Maraú, que leva apenas 33 minutos para ser concluída. Outros trajetos breves incluem cidades de Minas Gerais e do Pará. Um dos mais curiosos é o voo entre dois aeroportos da própria cidade de Almeirim (PA), operado pela Azul Conecta, com duração de 30 minutos para cobrir 66 km.
Veja os cinco voos mais curtos do Brasil:
- Salvador (BA) – Morro de São Paulo (Cairu/BA): 24 min – 83 km
- Almeirim (PA) – Monte Dourado (PA): 30 min – 66 km
- Araxá (MG) – Uberaba (MG): 32 min – 107 km
- Patos de Minas (MG) – Araxá (MG): 32 min – 111 km
- Salvador (BA) – Maraú (BA): 33 min – 129 km
Do outro lado do pódio: voos de mais de 4 horas
Na outra ponta da tabela, o voo mais longo do Brasil também chama a atenção. A rota que liga Recife (PE) a Porto Alegre (RS), operada pela Azul, percorre quase 3 mil quilômetros em 4 horas e 13 minutos. É o único voo nacional no país a ultrapassar essa marca de distância.
Outros trajetos de longa duração envolvem, principalmente, a cidade de Manaus (AM), que aparece em cinco dos quinze voos mais longos. A ligação entre Rio de Janeiro (Galeão) e Manaus é o segundo trecho mais extenso, com 4 horas e 2 minutos de viagem.
O que influencia a duração do voo?
A distância entre os aeroportos é apenas um dos fatores. O tipo de aeronave, o tempo de decolagem, subida, aproximação e taxiamento nos aeroportos também interferem diretamente na duração do voo. Por isso, trajetos semelhantes em distância podem ter tempos de voo diferentes.
Segundo a Anac, todos os dados referem-se a voos diretos, com frequência mínima de 52 operações por ano. O levantamento oferece uma visão detalhada sobre a diversidade da malha aérea brasileira — de conexões ultrarrápidas a travessias continentais.
Quer conhecer o Brasil pelo ar? Agora você já sabe por onde começar — seja com um salto rápido até o litoral baiano ou cruzando o país de norte a sul.