A preparação para o Conclave e a reunião dos cardeais votantes em Roma para a escolha do próximo pontífice têm dado “pano pra manga” para as notícias. Entre polêmicas e especulações, recentemente saiu a notícia de uma pequena gafe cometida por um dos cardeais. E quem revelou a informação foi o arcebispo Anselmo Guido Pecorari, em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera.
Segundo o arcebispo, um dos cardeais, sabendo que lá até as paredes têm ouvidos, organizou uma reunião com colegas em seu quarto de hotel. Ele oferece bebidas aos convidados e acabou com os licores do frigobar, acabando com todas as garrafas. Mas a parte divertida é que ele achou que as bebidas fossem de graça. “Só então ele os encontrou em sua conta e ficou chateado com isso”, contou o arcebispo (infelizmente, sem revelar o nome do cardeal).
Até o momento do conclave, os cardeais votantes ficam hospedados na Casa Santa Marta, uma espécie de hotel. Segundo o arcebispo, durante esse tempo, eles ficam conversando e já começam a traçar a identidade de quem deve ser o sucessor do Papa Francisco. Afinal, até a escolha do papa tem um “quê” de corrida eleitoral.
Quando começa o conclave?
O processo de votação para o próximo papa, quando os 133 cardeais eleitores se reúnem para votar na Capela Sistina, no Vaticano, começa no dia 7 de maio, respeitando o prazo mínimo de 15 dias desde a morte do Papa Francisco. Não se sabe quanto tempo o conclave pode levar. O último, que escolheu Francisco, levou pouco mais de 25 horas.