Em 2024, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em parceria com Fundación Avina, Amazônia 2030, Anattá Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative, fizeram um levantamento nacional e divulgaram o primeiro relatório do Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil), que mede a qualidade de vida nos 5,57 mil municípios brasileiros, nos 26 estados e o Distrito Federal.
Quem se destacou na lista foi o estado de São Paulo que possui 8 das 10 melhores cidades para se viver. Localizadas no interior paulista, quem liderou o ranking foi Gavião Peixoto, com população de menos de 5 mil pessoas. Ela fica a cerca de 304 km da capital e as cidades próximas são Araraquara, Boa Esperança, Matão e Nova Europa.
Saiba mais detalhes de Gavião Peixoto
Suas origens começaram no início do século XX, quando o governo do estado implementou uma política de interiorização. Dessa forma, foram criadas Nova Europa, Nova Paulicéia e Gavião Peixoto, a partir do decreto assinado em 1907. Inicialmente, o distrito se chamava Nova Paulicéia, mas teve seu nome alterado para Gavião Peixoto em 5 de dezembro de 1924. Em 27 de dezembro de 1995, foi elevada à categoria de município, desmembrando-se de Araraquara, e sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1997.
Economicamente, a cidade se destaca por ser sede da fábrica da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. A instalação da multinacional transformou a cidade em um centro de inovação e desenvolvimento industrial, impulsionando também o surgimento de negócios complementares. Mas, a cidade também possui um fator importante na agricultura, com destaque para o cultivo de laranja e cana-de-açúcar.