Viajar pela Europa de trem permite que as pessoas tenham a oportunidade de se locomover e conhecer novos lugares, por ter longas linhas de ferrovias, ainda mais com a implementação de novos serviços de alta velocidade. De acordo com o plano local, a meta é que até 2030 o trajeto entre Madri e Lisboa seja feito em até três horas. Atualmente, para conseguir cruzar as duas capitais ibéricas leva mais de dez horas, com necessidade de troca de dois trens.
No projeto de trens de alta velocidade, o objetivo também vai além de interligar as duas capitais, também visa diminuir as emissões de carbono e impulsionar o turismo regional. Esses novos serviços serão disponibilizados de forma gradual e, ainda para este ano, a meta é que haja a entrega do trecho entre Elvas e Évora que reduzirá em mais de 90 minutos o trajeto entre Badajoz e Lisboa, permitindo que a viagem dure menos de duas horas.
Saiba mais detalhes sobre novo trajeto entre Madri e Lisboa
Com a expansão, até 2027 a intenção é que viajar entre Madri e Lisboa poderá ser feito em até seis horas, com uma parada em Badajoz, tendo uma diminuição significativa entre as duas capitais, que devem operar com uma linha de alta velocidade. De acordo com detalhes do projeto, quem comandará essas implementações será a Renfe, empresa pública responsável pelos serviços ferroviários da Espanha.
Com um investimento em torno de 15 milhões de euros, a meta é garantir a compatibilidade técnica com o sistema português, ajustando itens essenciais como a tensão elétrica e os sistemas de sinalização.