Existem alguns projetos que ainda estão no papel para que possa existir um trem-bala no Brasil, permitindo que a locomoção seja ainda mais rápida entre alguns lugares, como Rio-São Paulo. No entanto, essa ideia ainda não entrou em prática e outras seguem surgindo como a possibilidade de existir um trem que interligue São Paulo com Sorocaba, cidade do interior do estado, para que a viagem tenha duração de apenas um hora.
Para isso, será necessário um investimento em torno de R$ 10 bilhões, a partir da concessão do serviço de trens do PPP do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, que ficaria responsável pela construção e modernização das estações. Ao que tudo indica, esse projeto deve sair do papel, tanto que no dia 30 de abril, o governo estadual abriu consulta pública para dar andamento ao projeto de concessão do TIC.
Mais detalhes sobre o trem-bala entre São Paulo e Sorocaba
Para que o projeto seja encaminhado, é necessário passar por uma série de protocolos e concessões e a expectativa é que seja anunciada uma concessionária até o fim deste ano. O Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste tem aproximadamente 100 quilômetros de extensão e prevê dois serviços distintos: o Serviço Expresso e o Serviço Parador. Dessa forma, seria possível economizar até 40% em relação ao mesmo trajeto que fosse feito de carro.
No projeto também haverá cláusulas para que possam modernizar novas estações e até construir algumas, conforme a aquisição de nova frota e integração com outras linhas metropolitanas, do metrô e do TIC Eixo Norte. Como o projeto está em fase inicial, ainda não é possível estipular uma data para que o novo trem esteja operando entre as cidades.




