Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

Adoçante parece saudável, mas pode destruir o seu organismo

Por Carolina Carvalho
06/05/2025
Em Geral
0
adoçante

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Será que você realmente está fazendo muita vantagem em trocar o açúcar do seu cafezinho por adoçante? Os adoçantes artificiais são populares em dietas como uma forma de substituir o açúcar e vendidos como uma opção mais saudável e menos calórica, mas eles também têm seus prejuízos.

Foi o que revelou uma pesquisa publicada no início do ano na revista norte-americana Nature Metabolism. A avaliação, como foi repercutido pela Revista Oeste, foi realizada por dez cientistas em 75 adultos. Os participantes chegavam ao laboratório em jejum e então consumiam 300 ml de água pura, água com açúcar e com adoçante. Depois, eles passavam por uma ressonância magnética funcional e por avaliações.

As avaliações descobriram que, após consumir água com adoçante (sucralose), os participantes tiveram um aumento na atividade do hipotálamo, que controla o apetite e o processo metabólico. Ou seja: a bebida com adoçante induziu um aumento no apetite. Já a água com açúcar diminuiu a atividade da região, mostrando que o cérebro reconheceu a ingestão energética e diminuiu o estímulo à fome.

Com isso, a pesquisa concluiu que, ao contrário do que muita gente imagina, o adoçante não é um bom aliado para quem quer controlar ou perder peso, já que ele pode aumentar o seu apetite. Essa alteração na atividade do hipotálamo foi especialmente preocupante em pessoas obesas, principalmente nas mulheres, segundo a Revista Oeste.

Para quem quer ama aquele docinho, mas quer uma opção mais saudável, mel, xarope de agave e açúcar de coco mantêm o sabor doce, mas têm um índice glicêmico menor e alguns até têm propriedades antioxidantes (só não pode exagerar!).

OMS já alerta para os perigos do adoçante

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que, em excesso, o uso de adoçantes pode aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
Chuva intensa

Estado brasileiro vai passar por temporal alarmante nos próximos dias

Confira!

iPhone 17 Air: o celular ousado da Apple — veja tudo o que você precisa saber antes de comprar

08/09/2025
sonhar

Consumo de cafeína afeta a forma como você sonha?

08/09/2025
Carne frigorífico

Carne peculiar do Paraná ganha prêmio como um dos melhores pratos do Brasil

08/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix