Neste domingo (11), o segundo do mês, celebramos o Dia das Mães – data especialmente querida por lojistas, restaurantes e floriculturas. Mas qual a origem da comemoração?
A origem do Dia das Mães
Segundo o Brasil Escola, a origem da data é nos Estados Unidos, bem no começo do século XX. Ela surgiu como uma homenagem à Ann Jarvis, uma ativista social que realizou muitas ações ao lado de outras mães durante o período da Guerra Civil Americana. Quem criou a data foi justamente a filha dela, Anna Jarvis.
Ann Jarvis era da igreja metodista e começou a promover ações para melhorar as condições sanitárias da sua comunidade no estado da Virgínia através do Mother’s Day Work Clubs (Clubes de Trabalho do Dia das Mães). “Nesse trabalho, Ann Jarvis dava assistência às famílias que necessitavam de ajuda, e orientava-as para que elas tivessem boas condições sanitárias, de forma a evitar doenças”, conta o Brasil Escola.
Durante a Guerra Civil Americana, ela trabalhou para ajudar soldados feridos dos dois lados do conflito e, ao fim da guerra, criou um clube para tentar garantir o entendimento e o convívio pacífico das famílias que lutaram em lados rivais.
Ann Jarvis faleceu no dia 9 de maio de 1905 e sua filha, Anna Jarvis, engajou-se para criar um memorial para ela: o primeiro “Dia das Mães”, que aconteceu em maio de 1908. Ela passou a trabalhar para que a data fosse comemorada todos os anos. Em 1910, o estado da Virgínia oficializou a data. Dois anos depois, foi a vez do Congresso dos EUA transformar a data em comemoração por todo o país.
No Brasil, a data foi oficializada em 1932 por decreto do presidente Getúlio Vargas, como um momento para celebrar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.

Onde é celebrado o Dia das Mães?
Outros países celebram a data no segundo domingo de maio. Além do Brasil e dos EUA, estão na lista Alemanha, Canadá, Tchéquia, Finlândia, Gana, Gabão, Islândia, Paquistão, Nova Zelândia, entre outros, segundo o Mundo Educação.




