O governo de Portugal vai notificar cerca de 18 mil estrangeiros em situação ilegal no país para que deixem o local. Já na semana que vem, 4,5 mil pessoas já devem receber suas notificações. Em menor número, brasileiros devem ser afetados pelo anúncio.
Em entrevista para a rádio portuguesa Observador, o ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro, explicou que as notificações vão para imigrantes no país que tiveram seus pedidos de residência negados pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Aima), repercutiu o g1.
Desses 18 mil imigrantes que tiveram seus pedidos de residência negados, cerca de dois terços vieram da Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Butão.
Atualmente, Portugal conta com cerca de 110 mil pedidos de residência em avaliação, então o número de imigrantes a serem notificados para sair do país ainda deve aumentar nos próximos meses.
O que vai acontecer com os imigrantes em Portugal que receberem as notificações?
Está em Portugal e recebeu uma notificação dessas do governo? Prepare-se: você tem 20 dias para deixar o país. E quem não cumprir a ordem pode ser detido e mandado para um centro de detenção para esperar pela deportação. Artur Girão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da AIMA, explicou à Observador que, quem receber a notificação, pode recorrer, mas o prazo para sair do país continua correndo durante o trâmite.
Girão observou que a AIMA, apesar de ser a responsável pelas notificações, não fica a cargo de fazer as detenções. Essas ficam sob as mãos das forças de segurança do país. Por isso, o presidente do sindicato acredita que o país não vai instaurar uma “caça” aos imigrantes ilegais, como vem acontecendo nos EUA, por exemplo.