Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Quer descobrir o salário do seu colega de trabalho? Essa lei vai te ajudar!

Por Gabriela Giordani
10/05/2025
Em Geral
0

Um texto está sendo discutido sobre a possibilidade de divulgação salarial para empresas com cem ou mais empregados, como forma de transparência sobre os salários. Mas, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra um trecho da Lei da Igualdade Salarial que obriga essas empresas a revelarem essas informações pessoais dos seus trabalhadores.   

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral Paulo Gonet entende que esse tipo de exigência fere os princípios da privacidade, da intimidade e da proteção de dados pessoais, além de afetar a livre iniciativa e a livre concorrência. Esse debate entrou em questão desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou em julho de 2023 a lei que estabelece que empresas com mais de cem funcionários tenham igualdade salarial quando ocuparem cargos iguais. Para permitir a fiscalização, também determina o envio de relatórios semestrais de transparência ao Ministério do Trabalho. 

DINHEIRO

13° salário de 2025 para aposentados já tem data para cair

Quando vai ser pago o 13° de 2025 para aposentados? Confira o calendário oficial.
Ver calendário
X

13° salário de 2025 para aposentados já tem data para cair

Ver calendário

Entenda melhor como funciona a lei da igualdade salarial 

Essa norma gerou conflitos entre as frentes e passou a ser questionada pelo STF, no qual a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) também foram responsáveis por questionar a necessidade de transparência dos salários. 

Segundo as entidades, mesmo com a exigência de anonimato, seria possível identificar individualmente os empregados por meio da associação entre cargo e valor do salário. Em seus entendimentos, isso seria uma violação dos direitos fundamentais como a intimidade, a proteção de dados, a livre concorrência e a proporcionalidade. Até o momento, o texto está sob jurisdição de Alexandre de Morais, que ainda precisa proferir decisão sobre o tema, concordando ou não com a PGR.

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post
Câmara dos Deputados

Número de deputados vai aumentar absurdamente no Brasil

Confira!

Thais Araújo

Taís Araújo, que integrou o elenco de Vale Tudo, denuncia a novela e Globo responde

06/11/2025
heineken

Heineken investe R$ 2,5 bilhões no Brasil e abre uma das maiores fábricas de cerveja do mundo, com área de 140 campos de futebol

06/11/2025
Imagem ilustrativa: Pixabay

A previsão mais assustadora da NASA: asteroide gigante tem data para colidir com a Terra e exterminar a humanidade

06/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix