Conhecida como Aposentadoria Especial, nem todos os trabalhadores que colocam suas vidas em risco diariamente sabem que é possível diminuir a comprovação de tempo de serviço para terem o direito à aposentadoria mais cedo. Em 2025, algumas profissões específicas permitem que quem trabalha com agentes nocivos à saúde ou a atividades consideradas perigosas, com risco de vida, possam solicitar no INSS, conforme o tempo de contribuição e a idade mínima que pode variar de acordo com grau de risco da atividade exercida.
Como por exemplo os mineradores, que operam em túneis abafados, com poeira tóxica e ruídos ensurdecedores, permitindo que essas atividades sejam consideradas nocivas. Como forma de proteger esses profissionais, a legislação previdenciária brasileira garante a aposentadoria especial, mas nem todos conseguem essa oportunidade, pois o sistema do INSS pode negar a solicitação.
Saiba como solicitar a Aposentadoria Especial pelo INSS
Além de informar os dados pessoais, existem dois documentos que são obrigatórios no momento da solicitação: Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT). O primeiro, serve para comprovar a exposição a agentes nocivos. Ele deve ser fornecido pela empresa ou empresas onde você trabalhou em condições especiais. Já o laudo, é geralmente a empresa que possui esse documento, para comprovar a insalubridade dos serviços prestados.
Vale ressaltar que essa solicitação pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS. Atualmente, não existe uma opção específica para “Aposentadoria Especial” no sistema online, por é importante se atentar e clicar em “Aposentadoria por Tempo de Contribuição” e o INSS analisará a documentação para verificar o direito à Aposentadoria Especial.