De acordo com as informações divulgadas pela CNN Internacional, um pedaço de uma espaçonave da União Soviética, que foi enviada inicialmente para Vênus, deve atingir a Terra ainda nesta semana. Lançada em 1972, os especialistas alertam que os pedaços da Kosmos 482 podem cair por volta do dia 10 de maio. O problema é que, apesar da previsão, os observadores não sabem ao certo qual local será a queda.
Essa aeronave parou de funcionar logo após o lançamento e permaneceu em órbita terrestre por mais de 50 anos. Especialistas estimam que a maior parte da espaçonave se desintegrará na reentrada atmosférica, mas alguns fragmentos mais resistentes podem atingir o solo. Vale ressaltar que isso não é uma novidade, pois normalmente, o lixo espacial passa pela Terra e a maioria dos objetos acaba se desintegrando assim que são atingidos pela pressão atmosférica.
Quais os riscos da humanidade com a queda da Kosmos 482?
Apesar de ser algo significante, os especialistas alertam que os risco de ferimentos a pessoas é considerado muito baixo, pois a maior parte da superfície da Terra é coberta por água, tornando mais provável que os destroços caiam no oceano. Mas, os cientistas também ressaltam que essa é uma probabilidade e existem chances que não podem ser descartadas da queda de destroços ocorrerem em áreas habitadas.
Este não é o primeiro caso de espaçonaves soviéticas retornando à Terra de forma não controlada. Em 1978, o satélite espião nuclear Kosmos 954 caiu no Canadá e espalhou detritos radioativos e gerando uma operação de limpeza dispendiosa.