Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Daniel Alves é surpreendido e pode voltar à cadeia na Espanha

Por Pedro Silvini
07/05/2025
Em Geral
0
Dani Alves

Daniel Alves (Reprodução/AFP)

O Ministério Público de Barcelona apresentou nesta quarta-feira (7) um recurso contra a anulação da sentença que o havia condenado a quatro anos e seis meses de prisão por estupro. A decisão pode levar Alves de volta à prisão, caso o Tribunal Supremo da Espanha — instância máxima da Justiça do país — restabeleça a condenação.

A reviravolta ocorre semanas após o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha ter anulado a condenação do ex-lateral, alegando “insuficiências probatórias” e “falta de confiabilidade” no depoimento da vítima.

A jovem espanhola afirma que foi estuprada por Alves na madrugada de 31 de dezembro de 2022, em uma boate de Barcelona. Exames forenses comprovaram a presença de sêmen, e testemunhas afirmaram que a mulher saiu do banheiro em estado de choque.

Conflito entre instâncias e pressão pública

Apesar das evidências, os magistrados catalães entenderam que a decisão da primeira instância baseou-se de forma subjetiva no depoimento da vítima e não esgotou recursos técnicos para comprovar a acusação — como gravações da discoteca e análise de DNA complementar. Com isso, Alves foi absolvido e teve todas as medidas cautelares suspensas, incluindo a liberdade condicional obtida mediante pagamento de fiança de 1 milhão de euros.

Agora, com a Promotoria se unindo ao recurso já apresentado pela acusação particular, o caso será reavaliado pelo Tribunal Supremo. O Ministério Público catalão argumenta que a anulação da sentença representou uma “condenação moral” da vítima, e reafirma o pedido de pena maior: nove anos de prisão.

A decisão do tribunal foi amplamente criticada por setores feministas e integrantes do governo espanhol, como a vice-presidente María Jesús Montero, que classificou a absolvição como “uma vergonha” e um “retrocesso” nos direitos das vítimas. A fala gerou tensão institucional e a vice precisou se retratar, mas manteve a crítica à decisão.

O desfecho agora depende da avaliação do Tribunal Supremo, que poderá restabelecer a condenação ou confirmar a absolvição. Caso condenado novamente, Daniel Alves poderá voltar à prisão, encerrando mais um capítulo de um dos processos criminais mais controversos do esporte internacional recente.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post

Estes são os principais golpes para o Dia das Mães. Não caia!

Confira!

calendário feriado

Feriados em outubro: veja se você vai poder aproveitar de alguma data

30/09/2025
trump

Trump compartilha teoria da conspiração conhecida como MedBeds

30/09/2025
politico china

Já pensou se a moda pega? Político foi condenado a morte depois de escândalo de corrupção na China

30/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix