Nesta quarta-feira (07/05), o Conclave se reuniu para votar no sucessor do papa Francisco, que faleceu no dia 21 de abril. Para entender como será o processo da votação, o jornal Político revelou uma informação curiosa: que alguns cardeais optaram por assistir previamente o filme “Conclave”, lançado em 2024 e que foi vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
O filme dirigido por Edward Berger teve uma recepção positiva com o público e com a crítica, permitindo que concorresse a outros diversos prêmios importantes da indústria cinematográfica, ao retratar como é os bastidores da eleição papal. Inspirado na realidade, o longa-metragem sanou a curiosidade de muitas pessoas, pois a escolha de um papa é algo restrito e o mundo só fica sabendo do resultado através da chaminés após a votação.
Entenda como o filme Conclave está ajudando os cardeais no Vaticano
Segundos as informações do jornal, o filme serviu de auxílio para os cardeais iniciantes nesse processo, além de ajudar outros membros que estavam atrás de entender como poderia ser a votação neste ano. Um clérigo afirmou que alguns, inclusive, ‘assistiram no cinema’.
Apesar de parecer algo curioso essa ação, visto que a Igreja Católica é vista como contrária à boa parte das produções que envolvem a sua história, cerca de 80% dos atuais cardeais dos 133 nomeados por Francisco nunca participaram de uma eleição. Dessa forma, independente do desfecho que o filme propôs, o cardeal que conversou com o Político reforçou que o filme foi ‘notavelmente preciso’ e se tornou uma ‘ferramenta de pesquisa útil’.
Quem quiser assistir a produção, saiba que está disponível no Prime Video e se tornou um sucesso imediato após a morte do papa Francisco.