De acordo com a apuração do GloboNews, publicado na última segunda-feira (05/05), um novo golpe foi descoberto envolvendo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Após relatos dos aposentados e pensionistas, eles afirmaram que tiveram seus contratos refinanciados sem autorização. Com análises feitas por seus advogados, foi constatado vários contratos de empréstimo consignado ativos ao mesmo tempo nos contracheques dos segurados.
Segundo o portal, haviam casos de 3 a 11 registros simultâneos sem consentimento. No contratado, existia a solicitação do empréstimo original, sendo que os demais, eram refinanciamentos –uma forma de renegociar a dívida e estender o prazo de pagamento. Essa prática mostra como as instituições financeiras estavam lucrando com esses novos contratos, pois eram pagas comissões sobre essas negociações.
Mais informações sobre as novas fraudes envolvendo o INSS
Cerca de 35.000 beneficiários fizeram reclamações ao TCU (Tribunal de Contas da União) em 2023 a respeito de empréstimos que foram aprovados novamente, sem a solicitação dos segurados. De acordo com o levantamento, o instituto liberou R$ 89,5 bilhões em crédito, mostrando como esses processos estavam movimentando bilhões dos cofres.
Essa é mais uma descoberta envolvendo o órgão público, desde que uma grande fraude envolvendo descontos indevidos de aposentados e pensionistas para associações e sindicatos foi descoberta. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) estão investigando o caso, que pode ter causado um prejuízo bilionário nos últimos anos.
Com essas investigações, o INSS também está agindo e determinou uma busca interna contra 12 entidades suspeitas de desviarem recursos de aposentados e pensionistas.