Nesta quinta-feira (08/05), o Vaticano anunciou a escolha do novo papa, após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais tinham entrado em um consenso de quem seria o sucessor de Francisco. Após três votações, foi definido que o cardeal americano Robert Prevost será o próximo líder da Igreja Católica, sob o nome de Leão XIV. Esta será a primeira vez que a igreja terá um representante vindo dos Estados Unidos e isso gerou alguns questionamentos sobre o quanto Donald Trump poderia estar envolvido nessa escolha.
Apesar da escolha de um papa ser algo estritamente feito por cardeais, que ficam isolados por alguns dias das influências do mundo para a votação, o atual presidente dos EUA fez algumas publicações nas suas redes sociais, que deixaram pessoas em dúvida sobre o poder do mandatário em influenciar nessa escolha. Ao que se sabe, Trump não tem poder nenhum sobre isso e suas postagem são apenas coincidências diante da eleição de um papa americano.
Donald Trump publica foto vestido de papa e deixa internautas intrigados
No dia 3 de maio, o presidente Donald Trump publicou uma imagem gerada por inteligência artificial em que aparece vestido como papa. Sem legenda, essa foto foi compartilhada em seu perfil pessoal e nas contas oficiais da Casa Branca no X e no Instagram. Essa postagem não foi bem vista pelo público que questionou a ação do mandatário com comentários como: “Não. Pare. Estamos de luto pelo papa Francisco e tentando ter paz enquanto aguardamos o conclave para eleger um novo. Ser católico nos EUA já é difícil o suficiente”.
Como forma de contextualizar essa ação, foi entendido que essa imagem era uma brincadeira e uma forma de dizer que o presidente “gostaria de ser papa”, algo que ele realmente fez no dia 29 de abril, quando foi questionado por jornalistas sobre qual cardeal escolheria para ocupar o posto de pontífice. “Essa seria minha primeira opção”, respondeu.
			
                


