Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cérebro humano está desenvolvendo células de defesa contra alimentos gordurosos, revela estudo

Por Gabriela Giordani
08/05/2025
Em Geral
0

Apesar dos alimentos industrializados e fast foods terem se fundido em nossa sociedade, existe um movimento contrário a esse estilo gastronômico nas últimas décadas, sobre os benefícios de ter uma alimentação balanceada, mesmo com os índices de obesidade subindo em alguns países. Comidas gordurosas que são consideradas muito calóricas, quando consumidas em níveis elevados, podem ser extremamente prejudiciais à nossa saúde e um estudo publicado pela Unicamp alerta que o cérebro está criando células de defesa contra esse tipo de alimento. 

O artigo científico foi publicado na revista eLife, no qual explica que um tipo de célula imune residente no cérebro, chamada micróglia, está criando para intensificar uma resposta inflamatória. De acordo com a pesquisadora do Departamento de Medicina Translacional da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Natália Ferreira Mendes, essa seria uma resposta do mecanismo cerebral para esses tipos de alimentos: “Neste trabalho, estudamos como o cérebro responde a uma alimentação rica em gorduras, típica das dietas modernas ocidentais, nas quais o consumo de fast-foods e ultraprocessados é bastante frequente”, diz.

COMUNICADO

Uber passa por alteração e novas regras já estão valendo

Um detalhe mudou e virou regra para motoristas e passageiros em 2025
Confira!
X

Uber passa por alteração e novas regras já estão valendo

Confira!

Entenda melhor como o cérebro está se defendendo de comidas gordurosas

Ainda no estudo, os pesquisadores identificaram que as micróglias não são as únicas células de defesa envolvidas no processo, pois outras células imunes, que agem na parte externa e expressam um receptor chamado CXCR3, também são recrutadas para o cérebro quando uma dieta rica em gorduras é consumida. Apesar de ser algo inovador, essa ação é benéfica para a saúde:

“Descobrimos esse potencial papel anti-inflamatório dessas células por meio de um experimento em que bloqueamos o recrutamento. As células imunes são atraídas por substâncias secretadas em locais distantes do corpo, onde ocorre a inflamação, e se dirigem rapidamente para lá. Em termos simples, é como se alguém acionasse um spray de perfume em um cômodo distante da sua casa e você fosse direcionado para lá pelo cheiro. O que fizemos foi impedir que esse ‘cheiro’ fosse percebido e, com isso, muitas células não conseguiram chegar ao local inflamado”, explica Natália.

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post
retrovisor

Nova lei obriga motoristas a realizarem alterações em seus veículos

Confira!

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após condenação de Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro deve assumir como líder

16/09/2025
clinica medica luxo austria

Conheça a clínica médica coberta por sistema público mais luxuosa do mundo

16/09/2025
Foto: freepic.diller/Freepik

Famoso humorista brasileiro confessa vício no álcool e abala o público

16/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix