A segurança pública é um dos principais problemas do estado do Rio de Janeiro, mas o governo planeja investir em inovações tecnológicas para combater a criminalidade no estado. Uma dessas inovações pode ser uma tecnologia chinesa de inteligência artificial.
Quem revelou a novidade foi o governo do estado, Claudio Castro. Durante o painel “Investir no Brasil”, mediado pelo diretor-executivo de jornalismo da CBN, Pedro Dias Leite, o governador revelou que está negociando para comprar câmeras de segurança público com inteligência artificial de empresas chinesas. Segundo Castro, a aquisição vai ser um “divisor de águas” na segurança pública do estado.
“Estamos estudando com muita profundidade, sobretudo porque o Rio tem que apresentar, dentro de 180 dias, um plano de segurança pública ao Supremo Tribunal Federal no âmbito da ADPF [Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental] 635”, declarou Castro, segundo matéria do O Globo.
A ADPF 635, ou ADPF das Favelas ou ADPF da Insegurança Pública, foi uma ação apresentada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 2019, “que alega violação massiva de direitos fundamentais no estado, em razão da omissão estrutural do poder público em relação ao problema”, explica o Supremo Tribunal Federal – STF.
Governo do Rio também quer tecnologia chinesa para investir em mobilidade urbana
“Estamos focando em transporte sobre trilhos, aquisição de trens e projetos relacionados à concessão das linhas 3 e 4 do metrô. São negócios que, em muito pouco tempo, terão editais no pipeline de investimentos do governo”, declarou o governador do estado.
Em passagem pela China, Claudio Castro confirmou que está buscando investidores chineses para o setor de mobilidade urbana e transição energética no estado do Rio de Janeiro.