Esta última quinta-feira (8) rendeu dor de cabeça para clientes da XP Investimentos. O site da empresa ficou fora do ar por mais de seis horas, segundo matéria do O Globo, gerando diversas reclamações de usuários nas redes sociais. Ao abrir, os clientes não conseguiam carregar nenhum dos serviços e se deparavam com a seguinte mensagem: “Desculpe, houve um problema e não foi possível realizar o login”.
“Olá XP tenho negócios a serem realizados e o app não funciona. Como que fica?”, questionou um internauta no X (Twitter). Outros exemplos de reclamação: “E aí XP? Qual o prazo para regularizar esse App? Está fora do ar e não consigo fazer minhas operações”; “A alta da Bovespa de hoje seria maior se o Grupo XP não estivesse totalmente fora do ar”.
As reclamações começaram após as 10h e a empresa garantiu que estava “atuando com prioridade” para identificar e corrigir problemas que “pudessem impactar os clientes”. Atualmente, o aplicativo da XP Investimentos já está volta no ar. A situação foi normalizada antes, por volta das 17h.
A situação vem menos de um mês depois de outro problema técnico enfrentado pela companhia: no dia 24 de abril, a empresa revelou que “uma base de dados hospedada em um fornecedor externo fez um acesso não autorizado, que foi imediatamente bloqueado”, conta O Globo. Na ocasião, a XP garantiu que os dados dos clientes não foram usados de forma indevida.
XP Investimentos
A XP Investimentos é uma assessoria de investimentos. “Tanto os assessores internos quanto os assessores autônomos dos escritórios credenciados à XP vão apresentar as formas mais eficientes de cuidar do dinheiro, guiando pessoas físicas e jurídicas no universo dos bons investimentos de acordo com o perfil do cliente”, promete o site oficial da empresa fundada em 2001, com sede na capital de São Paulo.