Nesta semana, ocorreu o Conclave, a reunião dos cardeais para eleger o sucessor do papa Francisco, que faleceu no dia 21 de abril. Diante de um assunto que repercutiu em várias frentes do jornalismo, o tema também chegou ao esportivo e uma situação curiosa em um programa da ESPN chamou a atenção do público, pois o comentarista de NFL, Antony Curti, viralizou nas redes sociais ao acertar o nome do novo papa, pois ele “previu” isso há 10 dias atrás.
Na quinta-feira (08/05), o Vaticano revelou o nome do novo papa, o cardeal Robert Francis Prevost e qual seria o nome que teria ao assumir o cargo como líder da Igreja Católico. Ao ser eleito, ele será conhecido a partir de agora como Leão XIV. No dia 28 de abril, o jornalista Antony Curti, ao lado de Fernando Nardini, estavam conversando no Podcast Semana NFL e Curti aproveitou o momento para opinar sobre qual nome ele escolheria para ser papa e o comentarista acertou em cheio: “Se eu fosse papa, meu nome seria Leão XIV. Acho Leão um nome muito ‘da hora’. Você pode ser eleito papa, Fernando. Qualquer homem batizado pode”, garantiu.
Saiba mais detalhes de quem foi escolhido para ser o novo papa
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito por pelo menos 88 dos 133 cardeais presentes, pois só é eleito o papa com dois terços dos eleitores do conclave. Com 69 anos, Leão XIV nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, permitindo que seja o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. Além disso, também é o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.
Embora seja americano, Prevost dedicou boa parte da sua jornada religiosa à América Latina, especialmente no Peru. Foi lá que se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana. Inclusive, esteve no Brasil algumas vezes e alcançou o cargo de presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.