Talvez você já tenha ouvido falar que gatos brancos normalmente são surdos. E sim, isso é verdade. Nem todos os felinos brancos são surdos, mas a prevalência da surdez é muito maior entre eles do que entre os gatos de outras cores. E o problema é ainda maior se o gato branco tiver olhos azuis. Mas o que explica esse fenômeno?
Primeiro, temos que destacar: todos os gatos nascem surdos. Mas, ao longo da primeira semana de vida, eles desenvolvem a audição. No caso dos gatos brancos, a surdez é uma condição sensorial, causada pela degeneração hereditária de células ciliadas na cóclea, responsáveis por traduzir as vibrações sonoras em sinais neurais, explica matéria da Exame.
Charles Darwin já tinha apontado esse fenômeno em 1868, lá no seu livro “A Variação dos Animais e das Plantas sob Domesticação”, em que observou que gatos brancos de olhos azuis quase sempre são surdos.
Uma pesquisa publicada na Currente Biology afirma que a “surdez congênita em gatos brancos é uma herança autossômica não mendeliana, envolvendo múltiplos genes”, repercute a Exame. Os genes responsáveis por essa surdez congênita estão mais ligados aos gatos brancos.
Gatos brancos surdos não têm outros problemas de saúde
A surdez congênita nesses animais não está ligada a outras complicações de saúde. Além disso, os animais que sofrem com o problema costumam ter uma visão aprimorada, uma espécie de compensação da natureza.
A Exame explica que a pesquisa sobre a surdez nos gatos brancos pode ter implicações importantes para os cientistas entenderem melhor por que alguns humanos têm perda auditiva sensorial congênita. “Estudos em gatos brancos têm contribuído para o desenvolvimento de próteses e implantes cocleares”, afirma o site.