Com o crescimento de motoristas por aplicativo, o governo federal criou um novo programa de linha de crédito exclusivo para entregadores, como forma de auxiliar a categoria. Esse projeto ainda está em fase final de aprovação e visa facilitar a compra de motos e equipamentos de proteção, promovendo mais segurança e eficiência nas entregas.
Quem está no comando do projeto é o Ministério do Trabalho e Emprego, que deve anunciar em breve o programa de crédito, conforme anunciado pelo ministro da pasta, Luiz Marinho: “Crédito que possa propiciar a melhora da condição desse trabalhador, desde a cobertura previdenciária. Sabemos que há muitos acidentes. […] E é preciso ter melhor remuneração”, afirmou.
Mais detalhes sobre a nova linha de crédito para motoboys
De acordo com o que foi apurado pelo portal CNN, inicialmente o programa visa contemplar apenas entregadores de aplicativos, que poderão solicitar empréstimos por meio dessa iniciativa do governo. Através dessa oportunidade, os pilotos terão a chance de investir em uma moto nova e, com o tempo, a intenção da pasta é ampliar ainda mais a categoria e regulamentar a profissão, algo em discussão no Congresso Nacional.
Além disso, o governo acredita que, a partir das informações de solicitações de créditos pela categoria ,será possível incentivar a formalização dos entregadores, que hoje atuam majoritariamente como autônomos. Apesar da confirmação do projeto, o programa ainda não foi oficializado e segue em discussão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira.