Ok, “impedir o furto” talvez seja muito forte, mas essa novidade que vem aí para os celulares Android promete dificultar bastante a vida dos bandidos que levarem seu celular. Continue lendo que a gente te explica.
Quando um celular é furtado, normalmente a primeira coisa que os criminosos fazer é “resetar” o aparelho, retornar às configurações de fábrica para então vender o celular. Pensando nisso, segundo o Tecnoblog, o Google anunciou medidas para dificultar que bandidos consigam resetar um celular Android.
Durante o processo de resetar o aparelho, o sistema pede que você informe a sua conta do Google. Se as credenciais foram diferente diferentes da conta cadastrado ou se o usuário não tiver desassociado a conta antes do reset, você não consegue reconfigurar o aparelho. Esse mecanismo é a Proteção contra Redefinição de Fábrica (FRP, na sigla em inglês), que já existe desde o Android 5.1, mas que será reforçado de acordo com o Google.
Como mecanismo FRP do Android será melhorado?
O Google não deu muitos detalhes de como será feita essa melhora, mas informou que as medidas entram em vigor ainda em 2025, provavelmente com o lançamento do Android 16 no mês que vem.
“De modo complementar, o Google informou que também reforçará o recurso de bloqueio remoto com o acréscimo de uma pergunta de segurança, ‘ajudando a prevenir ações não autorizadas‘”, afirma o Tecnoblog.
O Google também prometeu outra novidade para aumentar a segurança dos celulares Android. Aprimorando o uso de inteligência artificial, o Google Mensagens deve se tornar mais eficiente para identificar padrões de golpes em mensagens, alertando os usuários de forma rápida e prática.