Na última terça-feira (13), a influenciadora Virgínia Fonseca foi dar o seu depoimento na CPI das Bets. Depois disso, segundo a plataforma Social Blade, a influencer perdeu mais de 117 mil seguidores no Instagram. Sim, parece muito, mas considerando que Virgínia acumula mais de 50 milhões de seguidores, não é um prejuízo tão impressionantes quanto poderia parecer.
Desde o depoimento, a influenciadora de 26 anos também é um dos assuntos mais comentados no X (Twitter), com seu nome constantemente entre os primeiros lugares dos Trendings Topics da plataforma no Brasil.
Por que Virgínia foi depor na CPI das Bets?
Segundo a CNN Brasil, o objetivo da CPI é “apurar a influência dos jogos de apostas online no orçamento das famílias brasileiras, além da possível associação com organizações criminosas envolvidas em práticas de lavagem de dinheiro”.
A influenciadora e empresária fez contratos de publicidade com sites de apostas e foi chamada na condição de testemunha. A relatora da Comissão, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), justificou a convocação de Virgínia por “sua expressiva popularidade e relevância no mercado digital, onde exerce forte influência sobre milhões de seguidores em diversas plataformas”.
Em seu depoimento, Virgínia foi questionada sobre os contratos com as empresas e como era feita a divulgação. A influenciadora negou que seu contrato tivesse a chamada “cláusula da desgraça”, em que ela ganhava mais dinheiro de acordo com a perda dos seus seguidores na plataforma Esportes da Sorte – como foi revelado em reportagem da Revista Piauí. Segundo Virgínia, o que o contrato previa era um aumento de 30% caso ela dobrasse o lucro da empresa, o que não chegou a acontecer.
Outro ponto polêmico abordado foram os vídeos promocionais que a influenciadora postava da plataforma. Ela esclareceu que não usava sua conta pessoal nas gravações, mas contas fornecidas pela empresa. “É uma conta que eles mandam senha. É uma conta feita para eu jogar. Não é uma conta fake”, explicou.