Através do aplicativo Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal anunciou a liberação de R$ 2.260 para famílias cadastradas no CadÚnico – o cadastro do governo federal para monitorar programas sociais. Segundo o C.B. Radar, esse auxílio emergencial é uma medida para auxiliar famílias vulneráveis em um período de inflação significativa, que derrubou o poder de compra de muitos brasileiros. O valor já foi disponibilizado em abril.
A partir dos dados do CadÚnico, como renda per capita, composição familiar e localização, a Caixa irá definir quem está apto a receber o benefício. Ou seja: você não vai ganhar o benefício simplesmente por estar no Cadastro Único. Existe uma série de critérios avaliados, confira quais são:
- Renda per capita (por membro da família) de até R$ 500;
- Cadastro no CadÚnico atualizado;
- Prioridade para beneficiários do Bolsa Família e Auxílio Gás.
Como acessar o saque emergencial do Caixa Tem?
É bem simples: o valor é depositado diretamente na sua conta digital do Caixa Tem e pode ser movimentado – pagando boletos, fazendo PIX, transferências, compras online, etc – através do aplicativo ou com o cartão do Bolsa Família, além de poder ser sacado em lotéricas. Lembrando que, quem receber o valor, tem até 60 dias para movimentar o dinheiro. Depois disso, os valores voltam para os cofres públicos.
Como explica o C.B. Radar: a ideia é que esse saque seja realmente usado para suprir necessidades imediatas de famílias brasileiras. E vale lembrar que o valor não será pago mensalmente, como um Bolsa Família. O saque emergencial do Caixa Tem foi uma medida pontual de apoio emergencial.




