Má notícia para aposentados e pensionistas do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Segundo o Extra, “a Dataprev suspendeu o acesso de instituições financeiras a consultas sobre margem consignável” dos segurados do Instituto.
Essa margem é o percentual que o beneficiário do INSS pode comprometer do seu pagamento para arcar com as parcelas mensais de empréstimos consignados. Com esse bloqueio, segurados do INSS não conseguem contratar ou negociar empréstimos consignados. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou em nota que a medida foi adotada pela Dataprev para colaborar com a “revisão dos sistemas e política interna de contratação do consignado”.
“A Febraban está em constante contato com o INSS e a Dataprev, alertando que um processo que traga maior segurança na contratação das operações precisa, ao mesmo tempo, permitir uma jornada do cliente, não só segura, mas fluida na oferta e contratações”, afirma o comunicado da Federação.
De acordo com o Extra, para instituições financeiras consigam voltar a consultar a margem consignável, os próprios beneficiários precisam autorizar. Porém, o Febraban não soube informar como se dá esse processo.
Confira o calendário de pagamentos do INSS de maio:
Para quem ganha até um salário mínimo
| Final do NIS | Recebe no dia |
| 1 | 26 de maio |
| 2 | 27 de maio |
| 3 | 28 de maio |
| 4 | 29 de maio |
| 5 | 30 de maio |
| 6 | 2 de junho |
| 7 | 3 de junho |
| 8 | 4 de junho |
| 9 | 5 de junho |
| 0 | 6 de junho |
Para quem ganha mais do que um salário mínimo
| Final do NIS | Recebe no dia |
| 1 e 6 | 2 de junho |
| 2 e 7 | 3 de junho |
| 3 e 8 | 4 de junho |
| 4 e 9 | 5 de junho |
| 5 e 0 | 6 de junho |




