Durante a noite de quarta-feira (14/05), os moradores de Minas Gerais foram surpreendidos ao olhares para o céu e verem supostas bolas de fogo, deixando a população local intrigada sobre o que causou esse fenômeno. As imagens foram capturadas em várias cidades do interior do estado, especialmente no Norte e no Vale do Jequitinhonha, mas também houve registros no Vale do Mucuri, nas regiões Norte e Central.
Para analisar as imagens, a Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), identificou que a causa do efeitos de “bolas de fogo” foi devido ao movimento do corpo do foguete Falcon 9, da SpaceX, que foi lançado em 2014 e havia permanecido em órbita como “lixo espacial”.
Entenda como as “bolas de fogo” irradiaram o céu do Brasil
O efeito foi tão visível, que moradores de diversas regiões como Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Bahia também puderam presenciar a reentrada do objeto na atmosfera. De acordo com a Bramon, restos do foguete Falcon 9 adentraram a atmosfera, algo que estava previsto para ocorrer desde que ficou vagando pela órbita.
A instituição registrou os primeiros movimentos do lixo espacial às 18h24 e desapareceu às 18h28, no horário de Brasília. As imagens pareciam como bolas de fogo, pois o objeto percorreu cerca de 1.500 quilômetros em quatro minutos, correspondendo a uma velocidade média entre seis e sete quilômetros por segundo. Apesar do objeto estar em movimento, não foi informado em qual local ele poderia cair e as consequências dessa ação.