Um dos grandes problemas da alimentação contemporânea, ricas em fast foods, industrializados e produtos gordurosos, é o colesterol alto, fator de risco para problemas cardiovasculares. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 40% dos brasileiros têm níveis elevados de colesterol. Uma boa opção para quem quer controlar o colesterol no sangue é o chá de moringa, planta bastante conhecida no Brasil também conhecida como acácia branca.
Ao Metrópoles, a farmacêutica especializada em fitoterapia Angela Xavier, de Goiânia (GO), explicou que a moringa é “rica em antioxidantes como vitamina C, beta-caroteno e quercetina, que ajudam a baixar a pressão arterial, além de reforçarem o sistema imunológico”.
Outras substâncias da moringa que contribuem para a redução do colesterol LDL, como flavonoides, saponinas e esteróis vegetais. Essas substâncias ajudam o seu intestino a absorver menos colesterol e, consequentemente, evitando que se formem placas de gordura nas veias e artérias.
Obviamente, não adianta apenas se encher de chá de moringa (e a recomendação é tomar duas xícaras por dia no máximo). É preciso adotar um estilo de vida mais equilibrado, com uma alimentação mais balanceada e uma rotina de exercícios físicos.
Confira outros benefícios do chá de moringa:
Além de ajudar a baixar o nível de colesterol, a planta também ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, tem substâncias antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce, e eleva as concentrações de hemoglobina, aumentando a capacidade respiratória.
Ao site da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o pesquisador Frederico Lisita afirmou que a moringa também “atua no combate à hipertensão, diabetes, osteoporose, obesidade e aumenta a imunidade”.




