Se você é um jovem que já morre de inveja dos idosos porque eles podem se aposentar, então se prepare para ficar com mais inveja ainda. Com a Carteira do Idoso, pessoas com mais de 60 anos têm direito a viajar com desconto ou de graça pelo país!
Mas calma que não basta apenas ser idoso. Para conseguir o desconto total ou parcial em passagens de viagens interestaduais, você precisa comprovar uma renda de, no máximo, dois salários mínimos (R$ 3.036 em 2025). A Carteira do Idoso surgiu como uma forma de facilitar essa comprovação. “Dessa forma, os municípios e o Distrito Federal podem emitir a carteira também para os idosos que estejam dentro do critério da renda, independente se estes já tenham outra forma de comprovação de renda”, afirma o Gov.br.
Para ter a Carteiro do Idoso, é preciso estar cadastrado no CadÚnico, o Cadastro Único, mantido pelo governo para manter programas sociais.
Em todo transporte público que realiza viagens interestaduais, é obrigatório ter pelo menos dois assentos gratuitos para idosos de baixa renda. Se os dois assentos já tiverem sido ocupados, o idoso portador da Carteira do Idoso ainda tem direito a um desconto de 50% no valor da passagem.
Como emitir a Carteira do Idoso?
Você encontra o site para emitir a carteira dentro do gov.br. Nele, você vai selecionar a seção “Emitir Carteira da pessoa idosa” (sim, é bem autoexplicativo). Entre com a sua conta gov.br e faça a emissão. A única documentação necessária é o seu NIS (Número de Inscrição Social – gerado automaticamente pelo Cadastro Único).
Outra forma de emitir a carteira é procurando o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo da sua casa. No site, o prazo de emissão é imediato e no CRAS, é de 45 dias.