Quem é usuário de iPhone sabe que é comum a empresa lançar novas atualizações que alteram e disponibilizar funcionalidades, visando ampliar cada vez mais a tecnologia do aparelho. Desta vez, a Apple anunciou que haverá um novo recurso de acessibilidade, previsto para ser lançado no final deste ano e será disponibilizado para todos os sistemas operacionais, desde iOS (iPhone), iPadOS, macOS, watchOS e visionOS.
Entre as mudanças, está a implementação de funções para pessoas com deficiências visuais, auditivas, motoras e cognitivas, no qual a Apple quer que os dispositivos estejam ainda mais preparados para contemplar quem precisa dessas funcionalidades. Para isso, a empresa explicou como será cada um desses dispositivos e para que servem.
Confira abaixo as novidades de acessibilidades da Apple
Uma das funções implementadas será a Braille Access, que terá como função transformar iPhones, iPads, Macs e o Vision Pro em anotadores braille, permitindo digitação por dispositivos braille ou pelo Braille Screen Input. Dessa forma, será possível ler arquivos em formato BRF (Braille Ready Format), que sejam compatíveis com o código Nemeth, usado para conteúdos matemáticos e científicos.
Outra função interessante é a de Controle por sinais neurais, permitindo que o usuário tenha controle do aparelho por dispositivos via implantes cerebrais. Apesar de ser um pouco mais delicada, essa tecnologia é indicada para quem possui deficiências motoras graves.
Voltando para funcionalidades práticas, também haverá uma escuta pelo Apple Watch, no qual as falas serão transcritas ao vivo pelo pulso do usuário, tendo o iPhone como microfone remoto. Na lista, também está o Vision Pro, que permitirá que apps como Be My Eyes utilize a câmera principal para assistência ao vivo, para reconhecimento de objetivos com ajuda de IA.