Imaginar uma cidade sem carros parece algo irreal em nossa sociedade, mas no Brasil, existe um local que dispensou o uso de automóveis, como no caso de Afuá, uma pequena cidade do Pará, que fica no coração da floresta amazônica. Neste local, veículos motorizados não existem e os habitantes se locomovem por bicicletas e barcos, sendo os principais meios de transportes da cidade.
Outro destaque de Afuá é ter sido completamente construída sobre palafitas, adaptando-se ao ritmo das cheias e marés. As “ruas” são, na verdade, passarelas elevadas, originalmente de madeira e gradualmente substituídas por concreto. Por isso, a ausência de carros e motos se tornou um estilo de vida, fazendo com que todos se adaptem a essa realidade.

Conheça mais detalhes de Afuá, a cidade sem carros
O principal meio de transporte é a bicicleta e a cidade criou termos engraçados em torno disso, como “bicilâncias”, “bicitáxis” e “bicicarros de bombeiros”. A cultura ciclista é tão forte no local, que é comum encontrar tipos de bicicletas customizadas. Com a ausência de veículos motorizados, o estilo de vida contribui para um ambiente sem barulho e estresse, com trânsito que flui com base no respeito mútuo.
De acordo com dados de 2022, a população era de 37.765 habitantes e o início da ocupação da região remonta a 1845, com o estabelecimento de Micaela Arcanja Ferreira. A cidade de Afuá obteve a categoria de vila e município em 1890, tornando-se município em 1896. Para atrair turistas, o Festival do Camarão é um dos mais populares, com muita música, dança e comida.