O governo federal confirmou a antecipação do 13° salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no começo de abril, anunciado que os pagamentos seriam feitos entre maio e junho. Apesar da boa notícia, inúmeros idosos estão relatando que estão sofrendo golpes que impossibilita ter acesso ao benefício, como ocorreu com uma aposentada de 65 anos, moradora do Vale do Sol, em Araraquara.
No dia 16 de maio, ela relatou que foi vítima de um golpe após receber uma ligação de um criminoso que se passou por atendente de banco. Quem divulgou as informações foi A Cidade ON e, segundo o portal, o golpista teria dito que a aposentada teria direito a receber cerca de R$ 2,2 mil de reembolso, referente a um débito de cartão de crédito.
Para ter acesso aos dados dessa idosa, ela clicou em um link enviado pelo WhatsApp, com pretexto para confirmar o estorno. Quando o criminoso viu o acesso, conseguiu acessar remotamente a conta bancária da beneficiária do INSS e sacar os valores disponíveis. O golpista transferiu R$ 375, fez um novo financiamento e adiantou parte do 13º salário de 2026 referente ao benefício do INSS. O caso foi registrado na Delegacia de Araraquara e as autoridades identificaram o suspeito.
Saiba como se proteger de golpes pelo WhatsApp e outros meios de comunicação
Está cada vez mais comum ouvir relatos de idosos que são vítimas de golpes, pois os criminosos se aproveitam de suas vulnerabilidades para convencê-los a clicar em links suspeitos ou enviar dinheiro com discursos bem formulados. Por isso, é fundamental não dar informações pessoais por telefone, principalmente quando o número é desconhecido.
Em caso de dúvida sobre a identidade de um contato ou a procedência de uma mensagem, entre em contato com a pessoa ou instituição por meio de canais oficiais (telefone, site oficial, agência).