O Kwai é um aplicativo de vídeos popular no Brasil e os criminosos estão aproveitando para usar o espaço da rede social para aplicar golpes, prometendo prêmios no valor de até R$ 5.000. No entanto, quando a pessoa clica no link, é direcionada para envio de Pix para receber essa quantia prometida. Para deixar autêntico o anúncio, eles criam páginas fakes como “gov.br” e da Receita Federal, além de deepfakes com advogados ou apresentadores famosos, como Fátima Bernardes e Ratinho.
De acordo com o que foi apurado, esses anúncios seguem um padrão e usam a caixa de perguntas da rede social. Com vídeos falsos que são modificados por IA, personalidades famosas como o apresentador Ratinho ou até mesmo a atriz Fernanda Montenegro, foram vítimas de deepfake. Com alteração em suas vozes, explicam que para conseguir a recompensa, é necessário fazer um Pix ou pagar uma taxa. O valor costuma ser “indenização por seus dados terem sido vazados” ou “recompensa por ver centenas de vídeos”.

Saiba como se proteger de golpes pelo Kwai
É preciso ter cuidado ao transferir dinheiro para essas contas, pois nem o Kwai ou instituições financeiras recebem o Pix. Por isso, as autoridades relatam que isso dificulta a identificação dos criminosos e o eventual reembolso para a vítima. Em nota, o aplicativo afirmou que leva a sério tentativas de atividades fraudulentas e derruba anúncios falsos assim que os identifica.
A situação tem ganhado repercussão, pois o site ReclameAqui está com centenas de denúncias sobre o assunto e boa parte delas é referente a pessoas que fizeram o Pix e não receberam a quantia prometida. Como resposta, o Kwai disse que “não pode intervir em transações” e que não se “responsabiliza por qualquer tipo de perda ou dano decorrente de transações ou da veiculação de anúncios” na plataforma.