Talvez nem todas as pessoas saibam, mas os carros de passeio a diesel são proibidos no Brasil desde 1976, quando foi definido nesta lei na edição da Portaria MIC 346, pelo Ministério da Indústria e Comércio. Na época, a justificativa da proibição se deve conta da crise mundial de combustíveis e pelo índice de poluição que esse tipo de gasóleo, que é um óleo derivado da destilação do petróleo bruto.
Apesar dessa restrição existir em alguns países da Europa, o Brasil é o único no mundo que unificou essa lei de forma nacional. Embora a indústria automotiva tenha se renovado e novas tecnologias surgiram, os motores atuais poluem menos por conta do aprimoramento do combustível, que tornou os veículos cerca de 30% mais econômicos em relação aos modelos à gasolina.
Saiba mais detalhes do porquê veículos de passeio não serem a diesel
Ainda que a tecnologia tenha avançado, o diesel segue no país sendo uma forma de combustível destinada para transportes, visto que o país possui um número elevado de manejo de produtos por rodovias, fazendo com que esse sistema seja uma questão de segurança econômica para o Brasil.
Por isso, somente caminhões, ônibus e picapes com carga útil superior a 1.000 kg e utilitários com tração 4×4 são permitidos de usar o diesel como combustível central. Nesses quase 50 anos de lei, houve tentativas de derrubar o veto, mas a questão ambiental foi um dos principais empecilhos, diante do argumento de que o diesel é um dos combustíveis mais poluentes no mercado.