Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aposentados devem receber novo auxílio do Governo em 2025

Por Pedro Silvini
20/05/2025
Em Geral
0
Fila de Aposentados

(Reprodução/Marcelo Carnaval/Agência Brasil)

Um novo benefício voltado a aposentados e pensionistas do serviço público está em fase de articulação entre entidades sindicais, o Governo Federal e o Judiciário. Batizado de auxílio-nutrição, o benefício visa compensar perdas salariais e oferecer suporte para alimentação, medicamentos e itens essenciais na terceira idade.

A proposta foi apresentada pela Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União) em reunião com o secretário nacional dos direitos da pessoa idosa, Alexandre da Silva, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A demanda surgiu diante das várias perdas que ocorrem na aposentadoria: fim do auxílio-alimentação, extinção de funções comissionadas, desconto previdenciário mantido mesmo após a aposentadoria e ausência de reposição inflacionária por falta de uma política de data-base.

Segundo a Fenajufe, o objetivo é garantir segurança alimentar e promover mais qualidade de vida para os aposentados, muitos dos quais enfrentam dificuldades financeiras crescentes diante do aumento de gastos com saúde e alimentação. O auxílio-nutrição seria uma forma de assegurar dignidade nessa fase da vida.

Proposta tramita junto ao STF e outros tribunais

A Fenajufe e seus sindicatos filiados, como o Sintrajud, também buscam apoio dentro do Judiciário. Um ofício foi enviado aos tribunais TRF-3, TRT-2, TRE-SP e STM para que apoiem a criação de um projeto de lei que altere a Lei 8.112/90, incluindo o auxílio-nutrição como direito para aposentados(as) e pensionistas do serviço público.

Até o momento, apenas o Superior Tribunal Militar (STM) se manifestou favoravelmente à proposta. A presidente da Corte, ministra Maria Elizabeth Rocha, assinou o posicionamento de apoio. O STF e o STJ também foram oficiados, mas ainda não deram resposta formal.

Discussão seguirá em conferências nacionais e no Congresso da categoria

O tema deve ganhar espaço na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, marcada para novembro de 2025, e que já tem como um de seus eixos o financiamento de políticas públicas para ampliação de direitos sociais. Antes disso, a proposta também será debatida no 12º Congrejufe, congresso nacional da Fenajufe, que ocorre entre 26 de abril e 1º de maio, no Paraná.

A ideia da categoria é mobilizar tanto aposentados quanto servidores da ativa para pressionar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na criação efetiva do auxílio.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Satélite 6G

Internet 6G está chegando no Brasil: Veja os benefícios

Confira!

Imagem ilustrativa: jcomp/freepik

Aposentadoria ficará livre de impostos em 2026 para grupo de brasileiros

20/09/2025
tst

Norma inédita do TST dá garantia de 1 ano no trabalho para empregado doente mesmo se benefício previdenciário for negado

20/09/2025
BBB

Veja qual vencedor do BBB ficou mais rico após o programa

20/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix