Na semana passada, foi detectado o primeiro caso de gripe aviária, causada pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), no sistema avicultor comercial aqui no Brasil. Até o momento, foram identificados quatro focos da doença no país e, seguindo os protocolos de biossegurança, as exportações de ovos e frango foram temporariamente paralisadas.
Ovos
De acordo com Adenauer Rockenmeyer, delegado do Corecon-SP (Conselho Regional de Economia de São Paulo), esse embargo pode acabar sendo uma boa notícia para os brasileiros. Sem a possibilidade de exportar por um tempo, o mercado nacional acaba com mais produtos, o que pode fazer o preço dos ovos cair. Essa também é a avaliação de Alê Delara, diretor da Pine Agronegócios.
Mas o professor de economia do IBMEC José Ronaldo discorda. “Eu acredito que não haverá grande impacto, porque o frango usado para abate é diferente daquele destinado à produção de ovos”, explicou o professor ao site UOL.
O ovo foi um alimento que teve uma inflação significativa nos últimos meses, na mesma linha de produtos como o café e a laranja.
Frango
Segundo avaliação do Citi, a queda de preços também deve chegar no frango (para a alegria dos adeptos da vida fitness). “Com menos frango saindo do Brasil, a oferta no mercado interno tende a aumentar significativamente”, afirma matéria da CNN Brasil.
Outra avaliação do Citi é que, com a maior oferta de frango no mercado nacional, muitos consumidores vão optar por essa fonte de proteína, diminuindo a procura por carne bovina, o que pode resultar em uma queda de preço em curto prazo.