Há 30 anos atrás, o físico Stephen Hawking participou do programa “Tomorrow’s World”, da BBC, e fez algumas projeções sobre como estaria o mundo em 2025 e suas previsões chamam a atenção por estarem condizentes. Entre as previsões, estão análises sobre como a tecnologia teria avançado em três décadas e, para época, poderia ter sido conversa de ficção científica, mas que fazem parte da nossa realidade.
Como por exemplo, o avanço da Inteligência Artificial, no qual Hawking afirmou que estaria no centro das mudanças e realmente estamos passando por esse processo. Para ele, a IA impactaria áreas como hospitais, escolas, empresas e até a arte. Essa projeção se confirmou, com algoritmos auxiliando em diagnósticos médicos, personalizando o ensino, e gerando conteúdo como imagens e textos. Hawking também alertou sobre os riscos do avanço descontrolado da IA, defendendo a necessidade de monitoramento, algo em debate em várias frentes da tecnologia.
Saiba mais previsões que Stephen Hawking fez há 30 anos atrás
Para o físico teórico, a exploração espacial também seria um assunto para 2025, principalmente sobre viagens privadas. Ele previu que pesquisas feitas no espaço fossem deixadas de serem restritas aos governos e que empresas privadas entrariam no setor. Isso se concretizou com o surgimento de empresas como SpaceX e Blue Origin, que hoje são protagonistas na corrida espacial.
Apesar de acertar em muitas coisas, Stephen Hawking achou que já teríamos avançado ao ponto de conseguir explorar mineração de asteroides. Até o momento, isso não ocorreu de forma significativa e talvez leve um tempo para termos tecnologia o suficiente para tal.