Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nova pandemia pode estar chegando ao Brasil em 2025

Por Pedro Silvini
22/05/2025
Em Geral
0
Influenza Aviária Brasil

(Reprodução/Adobe Stock)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta quarta-feira (21) uma nova suspeita de gripe aviária no Brasil, elevando para oito o total de casos em apuração. O novo foco envolve uma galinha doméstica criada em Gaurama, município do norte do Rio Grande do Sul. O estado tem sido o epicentro das notificações mais recentes, incluindo o primeiro registro da doença em uma criação comercial, no município de Montenegro.

Outros dois casos em território gaúcho, em Triunfo (aves domésticas) e Derrubadas (ave silvestre), também estão sob análise. A investigação anterior em Estância Velha foi descartada. No total, o país já recebeu quase 4 mil notificações desde 2022, todas relacionadas à Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves — classificação associada à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Apesar de o Mapa afirmar que casos em aves domésticas ou silvestres não impactam as exportações de carne de frango, o risco de disseminação do vírus entre criações comerciais é considerado alto. O Brasil, que figura entre os maiores exportadores mundiais do setor, está em alerta máximo.

Cientistas temem mutação do vírus e risco real de nova pandemia

Segundo o consórcio Global Virus Network (GVN), o vírus chegou até à Antártida, sendo detectado em pinguins — um indicativo da alta adaptabilidade da cepa. Cientistas temem que a falha na vigilância em zonas de contato entre animais e humanos esteja permitindo que o vírus evolua silenciosamente e adquira capacidade de transmissão sustentada entre humanos.

Caso isso ocorra, o mundo poderá enfrentar uma nova pandemia já em 2025, alertam especialistas ouvidos pela BBC e por outras redes científicas. A grande preocupação está na possibilidade de coinfecção entre a gripe aviária e a gripe sazonal, o que poderia acelerar mutações perigosas e tornar o vírus mais transmissível.

A taxa de letalidade histórica da gripe aviária H5N1 em humanos é de cerca de 50%, mas até o presente momento o H5N1 ainda não está transmissível entre pessoas.

Com o Brasil agora entre os países com casos em investigação ativa, especialistas recomendam que a população esteja atenta às orientações das autoridades de saúde e que o poder público intensifique os esforços preventivos para conter qualquer risco de escalada.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
cerveja

Por que você soluça quando bebe álcool?

Confira!

prisão solto

Ela ficou presa 6 anos por um crime que não cometeu e morreu logo após deixar a prisão

03/11/2025
TV Globo César Tralli

Veja o paraíso que César Tralli escolheu para comemorar sua estreia no Jornal Nacional

03/11/2025
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Até 07/11, aposentados vão poder receber benefício de R$ 8 mil

03/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix