Se você frequenta a academia com uma certa frequência, talvez você já tenha se pegado com medo de acontecer um acidente com algum dos aparelhos. O leg press ficar preso em cima de você, os pesos caírem no seu pé ou até levar aquele temido tombo da esteira. Apesar de relativamente raros, esses acidentes acontecem e o que a academia tem que fazer nesses casos?
Um exemplo de acidente na academia foi no ano passado, em que um homem estava na cadeira extensora com o peso máximo, quando o cabo acabou estourado e atingindo o rosto dele. O treino estava sendo filmado e o vídeo do acidente acabou viralizando nas redes sociais.
“Sofri um acidente na academia, e agora?”
Em casos como o do vídeo acima, em que o cabo do aparelho arrebentou, a resposta é sim. A academia pode ser processada e ter que pagar uma indenização. Segundo o Código de Defesa do Consumidor: “o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.
No geral, acidentes que acontecem dentro da academia são responsabilidade do estabelecimento, mas, como o blog Advocacia Reis destaca, existem exceções, como quando o aluno é culpado. “Por exemplo, se o aluno desrespeita as orientações do instrutor ou utiliza o equipamento de maneira inadequada, a academia poderá, eventualmente, se isentar da responsabilidade, assumindo que seguiu as normas de segurança adequadas”, explica.




