Após o acidente em uma obra de um condomínio residencial, na Zona Oeste de São Paulo, que ocasionou a morte de três operários com a queda do elevador de carga, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) da capital interditou 10 elevadores durante a fiscalização que fizeram nesta semana no terreno. O acidente ocorreu na segunda-feira (19/05) e todas as atividades foram suspensas, para que houvesse uma perícia trabalhista no local.
De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo, foi notificada a falta de itens de segurança e não foi encontrada comprovação de avaliações de componentes estruturais: “Foi solicitado a limpeza e a organização geral do canteiro de obra, para redução de eventuais riscos ocupacionais gerados pela desorganização. As 3 gruas presentes na obra também serão avaliadas”, afirma o MTE-SP.
Obras no condomínio retomam atividades no Butantã
Após a vistoria do MTE, a BRZ Construtora, responsável pela construção, informou que foram feitos todos os protocolos exigidos pelo órgão público e interditou a área do acidente até a apresentação de laudos de vistoria que comprovem sua segurança. Segundo a empresa, as obras retornaram na quarta-feira (21/05), após cumprir com as recomendações:
“As 10 cremalheiras restantes do empreendimento, que são locadas da empresa Triumph, deverão ficar inoperantes até que seja garantida sua integridade física e bom funcionamento. As cremalheiras foram instaladas pela Triumph com sua equipe própria, e a que desmoronou havia sido submetida à vistoria periódica pela empresa nos dias 5 e 7 de maio”, afirmou a construtora em nota.