Nos últimos anos, se popularizou a definição de ‘pessoa narcisista’ para definir ações de quem possui comportamentos considerados tóxicos, por terem mania de controle ou serem manipuladoras. Bastante associado aos relacionamentos com mães, o conceito de narcisismo é complexo e, em casos mais graves, pode ser diagnosticado como Trastorno de Personalidade Narcisista (TPN).
Conviver com pessoas com essas condições pode ser desafiador, pois muitos desses comportamentos são, inicialmente, disfarçados por um charme ou uma aparente autoconfiança. Saber identificar os traços em uma pessoa é complicado, mas pode ser um passo importante para refletir e entender as ações do indivíduo ou de si próprio.
Saiba como identificar comportamentos narcisistas
Geralmente, o comportamento de uma pessoa narcisista é velado e por isso é difícil de enxergá-los rapidamente. Apesar da individualidade de casa, existem certos padrões que se repetem, como a necessidade constante de validação, se colocar em posições que ninguém o entende, achar que só você é bom o bastante para fazer certas coisas, fazendo com que se compare ao outro o tempo todo.
Além disso, é comum que a pessoa tenha dificuldade em aceitar críticas, mesmo que sejam construtivas. Com essa junção de sentimentos, a pessoa pensa com frequência em frases como “ninguém entende a responsabilidade que eu carrego”. Diante do seu egocentrismo, pode ter dificuldade em se colocar no lugar do outro e sentir empatia.
Quando esses comportamentos são prejudiciais na convivência, seja com familiar ou ente querido, é recomendado buscar orientação de um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada.




