Depois da Polícia Federal desmantelar um esquema de fraude bilionário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), os idosos aposentados continuam passando raiva. E o motivo é o Meu INSS. O aplicativo é o principal canal que o governo tem divulgado para idosos descobrirem se foram ou não vítimas de descontos irregulares, mas muitos aposentados relatam dificuldade para acessar o app.
O Economia UOL fez uma matéria sobre o assunto, trazendo o exemplo da aposentada Maria das Graças da Silva Cobo, 66. “A orientação que eu vi é que a gente tem que pedir o cancelamento do desconto pelo aplicativo”, explicou Maria, que não encontrou sua senha do app. A dona de casa Rosiclare, 44, que ajuda a idosa, contou que já pediu para definir a senha.
“É terrível pra gente, sabe? Logo a gente não vai ter mais identidade própria com tudo eletrônico”, reclamou a professora aposentada Maria Aparecida Barbosa, de 83 anos. O orçamentista aposentado Paulo Scarpello, de 79, contou que prefere ir ao banco para tirar o extrato e ver se teve algum desconto. “Eu não uso o aplicativo, nunca usei, nunca precisei usar. Agora é que surgiu essa história”, relatou.
Ana Maria Honinger, de 75, conseguiu entrar no aplicativo sozinha, mas ainda assim relata que foi muito difícil e que o governo precisa oferecer um método mais fácil para os idosos, já que muitos não têm intimidade com internet.
Tem outra opção além do Meu INSS?
A resposta é SIM. Quem não puder ou não conseguir consultar se teve ou descontos pelo aplicativo, pode ligar na central telefônica 135. O atendimento é de segunda à sábado, das 7h às 22h. Até o início da semana, mais de 130 mil idosos tinham usado a central para consultar se tiveram descontos.