As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 começam só na próxima segunda-feira (26), mas já sabemos quem conseguiu a isenção da taxa de inscrição. O período para pedir a isenção terminou no dia 2 de maio.
Os resultados de quem teve os pedidos aceitos foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última quinta (22). Para descobrir se a sua solicitação foi ou não aceita, você precisa acessar a Página do Participante, com os dados da sua conta Gov.br.
Se você conseguiu a taxa de isenção, isso não significa que sua inscrição no Enem 2025 já está feita. Entre os dias 26 de maio e 6 de junho, você ainda precisa entrar na Página do Participante, em posse dos seus números de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da Carteira de Identidade (RG), para fazer sua inscrição.
Quem podia pedir isenção da taxa do Enem?
Confira os critérios, segundo o Gov.br:
- Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
- Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada e que tenham renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal;
- Participantes do programa Pé-de-meia.
Participantes que tinham conseguido isenção no Enem 2024, mas faltaram aos dois dias de aplicação da prova, precisaram justificar as faltas para conseguir a taxa novamente este ano.
Calendário Enem 2025
Prazo para solicitar a taxa de isenção terminou no dia 2 de maio;- Inscrições: 26 de maio a 6 de junho;
- Provas: 9 e 16 de novembro;
- Divulgação dos gabaritos e dos resultados: datas ainda não foram divulgadas.