De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, uma novidade será reimplantada no sistema educacional do país. Na quinta-feira (22/05), Santana afirmou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, mas isso dependerá da nota do aluno. Até o momento da matéria, não foi divulgado o edital que dê mais detalhes sobre como será a avaliação deste ano para aprovação do diploma.
Esse sistema ficou vigente entre 2009 e 2016, mas foi substituído pelo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que serve para certificar pessoas que não finalizaram os estudos. Na época, era necessário tirar no mínimo 450 pontos em cada prova (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) e 500 pontos (de 1.000) na redação, para ter direito ao certificado. A taxa de sucesso desse formato foi de 12,4%.
Alunos serão inscritos automaticamente no Enem 2025
Outra novidade anunciada pela pasta, através das redes sociais do Ministério da Cultura, quem estiver no terceiro ano do ensino médio em 2025 e for estudante da rede públicas estarão garantidos na pré-inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. O ministro da Educação, Camilo Santana, também falou sobre o assunto e orientou que os alunos vejam o passo a passo na Página do Participantes do exame, no site do Inep:
“Precisa entrar no endereço da página, confirmar sua inscrição e fazer a opção pela prova de línguas que você vai querer fazer: prova de inglês ou a prova de espanhol”, explicou o ministro. Além da pré-inscrição, os matriculados no 3° ano do ensino médio em escolas públicas estão automaticamente isentos da taxa de inscrição no exame nacional.