Diante de um clima predominantemente tropical e equatorial, o Brasil não é um país associado à neve, apesar de ser atingido por temperaturas bem baixas no sul do território. De acordo com o Instituto Climatempo, a primeira onda fria de 2025 está se projetando para ocorrer entre o fim de maio e começo de junho, com previsão de geadas que podem congelar algumas regiões sulistas.
Em nota, o instituto climático disse: “A virada de maio para junho de 2025 reserva uma situação meteorológica muito especial. Para simulações atmosféricas feitas em super computadores vêm confirmando nos últimos dias a entrada de uma potente e grande massa de ar frio de origem polar sobre América do Sul, com potencial para avançar com muita força também sobre o território brasileiro.”
Saiba quais regiões do Brasil terão termômetros abaixo de zero
De acordo com o Climatempo, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, vão registrar temperaturas negativas, abaixo de 0°C. Apesar de não ser algo incomum, o que chama atenção na previsão é que o frio intenso não será somente nas regiões serranas, que costumam ter flocos de neve.
“Se este potente ar frio polar passar sobre o interior da região Sul, como vem sendo projetado nos últimos dias pelas simulações atmosféricas, a geada poderia ocorrer de forma ampla sobre o Sul do Brasil. Alguns locais poderiam ter geada de moderada para forte intensidade, com risco de danos na agricultura pela primeira vez este ano”, diz em nota.
			
                


