Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aposentados perderão direitos com a aprovação dessa lei

Por Gabriela Giordani
23/05/2025
Em Geral
0

No dia 24 de abril, a Controladoria-Geral da União (CGU) suspendeu todos os acordos de Cooperação Técnica firmados entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e entidades, após o escândalo de corrupção que estava ocorrendo através de descontos ilegais contra os aposentados e pensionistas. Apesar da tentativa de barrar os sistemas fraudulentos, muitas entidades que não estavam envolvidas estão sendo prejudicadas. 

De acordo com Yedda Gaspar, presidente da Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro (Faaperj), todos estão se unindo para retornar às atividades: 

“Nós já paramos a Rodovia Presidente Dutra na luta pelos nossos direitos, já fizemos manifestações, com milhares de pessoas, em várias cidades brasileiras, já lotamos o plenário da Câmara Federal, já elaboramos projetos que viraram leis, ajudamos na criação do Estatuto do Idoso e foi ideia nossa a CPI da Previdência Social. O Movimento dos Aposentados tem mais de 60 anos de história, que podem ser jogados no lixo por causa da irresponsabilidade do governo. Mas vamos resistir até o fim.”

COMUNICADO

Uber passa por alteração e novas regras já estão valendo

Um detalhe mudou e virou regra para motoristas e passageiros em 2025
Confira!
X

Uber passa por alteração e novas regras já estão valendo

Confira!

Mais informações sobre as proibições sobre associações do INSS

O problema dessas proibições, é que essas associações oferecem diversos benefícios para aposentados e pensionistas, como convênios de descontos que prestam serviços de saúde, assistência jurídica, lazer e orientação previdenciária a seus associados — a maioria composta por idosos com renda equivalente a um salário mínimo.

De acordo com Yedda, as condutas estão certas, mas é necessário entender quem estava por trás do esquema e aqueles que funcionam legalmente: “O governo está certo em punir as associações fajutas, àquelas que fraudam contratos e enganam os aposentados. Nós mesmos denunciamos várias delas ao longo do tempo. Mas o correto seria punir os criminosos e não cancelar os descontos das associações honestas, que prestam relevantes serviços aos associados”, diz.

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post

Fenômeno inédito e assustador no espaço choca a NASA

Confira!

cometa

Nova descoberta no céu: cometa brilhante poderá ser visto em grandes cidades em breve

15/09/2025
bruna marquezine

Bruna Marquezine aparece com ex-namorado e fãs pedem retorno

15/09/2025
vale tudo odete roitman

Revelada a verdadeira assassina de Odete Roitman em Vale Tudo

15/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix