No McDonald’s do Japão, a rede de fast-food está contratando um número recorde de funcionários depois de atender uma reivindicação trabalhista curiosa: não ter que sorrir. No ano passado, a rede estava enfrentando uma escassez de mão de obra. Para enfrentar o problema, a empresa decidiu abolir sua política de “zero yen smile”, que garantia “sorrisos gratuitos” dos funcionários como um símbolo de cordialidade.
E acredite se quiser: a ideia deu muito certo. De acordo com o site Hakuhodo, as candidaturas para trabalhar na rede tiveram um aumento de 115%. Foram mais de 100 mil novos contratados.
“Antes de criar a música, o McDonald’s revisou minuciosamente todos os seus critérios e manuais de contratação para criar um ambiente de trabalho mais acolhedor para a Geração Z. Mudou sua política de contratação de ‘Trabalhe com seu sorriso’ para ‘Trabalhe com seu estilo'”, conta o Hakuhodo.
Campanha do McDonald’s escalou idol conhecida por não sorrir
O abandono da política dos sorrisos compulsórios foi divulgado com a ajuda da cantora e atriz japonesa ano, conhecida por evitar a postura sorridente típica dos idols em prol de um comportamento visto como mais autêntico. Inclusive, ano contou que chegou a ser demitida de um emprego por não sorrir.
Nos primeiros três meses, o vídeo da campanha acumulou mais de 36 milhões de visualizações e influenciou outras campanhas voltadas para a Geração Z no país.
Em entrevista ao site brasileiro NeoFeed, Rodrigo Tortima, diretor-executivo de criação de empresa que faz parte do mesmo conglomerado responsável pela campanha, comentou que foi uma ideia ousada por parte do McDonald’s Japão.