Na última segunda-feira (26), abriram as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e já temos reclamações dos candidatos. Vários inscritos alegaram que não estão conseguindo acessar o boleto bancário necessário para pagar a taxa de inscrição de R$ 35.

Responsável pela organização do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirma que não identificou nenhum erro no sistema, segundo o g1, mas que a emissão do boleto pode levar até duas horas, até por causa do grande número de solicitações.
“Apesar de reconhecer uma ‘demora eventual’ na disponibilização do boleto, a entidade diz que eventualmente, o documento ficará disponível. O Inep diz ainda que os canais de ajuda estão disponíveis para os candidatos, caso necessário”, respondeu o Instituto em resposta ao g1.
O pagamento da taxa de inscrição é até o dia 11 de junho. Ele pode ser feito através de boleto bancário, pix ou cartão de crédito e é obrigatório para garantir a inscrição dos candidatos que não têm direito à isenção.
Aliás, o período para solicitar a isenção acabou antes mesmo do início das inscrições, lá no dia 2 de maio. Lembrando que, se você conseguiu a isenção, isso ainda não significa que a sua inscrição está feita.
Como se inscrever no Enem 2025
Você precisa acessar a Página do Participante, usando os dados da sua conta Gov.br. Entre os documentos necessários, é preciso ter em mãos os seus números do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da Carteira de Identidade (RG).
Calendário Enem 2025
Prazo para solicitar a taxa de isenção terminou no dia 2 de maio;- Inscrições: 26 de maio a 6 de junho;
- Provas: 9 e 16 de novembro;
- Divulgação dos gabaritos e dos resultados: datas ainda não foram divulgadas.