A partir desta terça-feira (27/05), os brasileiros que tiverem dinheiro esquecido em contas, poderão resgatá-los de forma automáticas, através do novo sistema do Banco Central. Para isso, é necessário se cadastrar para ter direito ao recebimento automático de eventuais valores esquecidos em bancos e instituições financeiras. Para otimizar os pagamentos, o SVR (Sistema Valores a Receber) passou por mudanças e, o que antes precisava ser manual, agora as solicitações serão automatizadas.
Esses valores são considerados “dinheiros esquecidos” por cidadãos ou empresas em instituições financeiras como bancos e consórcios, que ficaram guardados nos últimos anos. Para explicar essa nova funcionalidade, o BC emitiu uma nota para a população: “A novidade é apenas na forma de solicitar o resgate. Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgate. Agora, quem quiser, pode automatizar as solicitações. Todas as demais funcionalidades do sistema continuam iguais”.
O que são considerados “dinheiros esquecidos”?
Para entender melhor o que são esses valores que podem ser resgatados, o BC explica que foram recursos que ficaram parados em contas ou que foram cobrados indevidamente, como no caso de contas-correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível; cobranças indevidas de tarifas ou obrigações de crédito; cotas de de capital e rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito; consórcios extintos com saldo disponível; contas de pagamento pré-paga ou pós-paga (inclusive cartões de crédito) encerradas com saldo disponível ou outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Como habilitar o Sistema Valores a Receber?
A habilitação precisa ser feita pelo conta do Gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativadas. “A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave pix do tipo CPF. Quem ainda não possui essa chave deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira”, explicou o BC.