É a primeira vez que cientistas encontram água congelada fora do nosso sistema solar. Com o Telescópio Espacial James Webb, uma equipe de astrônomos dos Estados Unidos identificou gelo no disco de detritos de uma estrela que ganhou o nome de HD 181327. Com 23 milhões de anos, essa estrela é um “bebê” em termos astronômicos e está a 155 anos-luz do nosso planeta.
“Esta é a primeira detecção clara de gelo em um sistema como este, lembra a revista Sky at Night, da BBC. Trata-se de algo que já era teorizada há décadas, mas que nunca tinha sido confirmado até então”, ressalta a Revista Galileu. A descoberta foi descrita em um artigo publicado na revista Nature. Os especialistas explicaram que o gelo encontrado na estrela é feito de água cristalina, assim como o gelo que foi encontrado nos anéis de Saturno e no Cinturão de Kuiper.
“Colisões frequentes entre os objetos gelados no disco de detritos ao redor da estrela liberaram poeira e gelo de água que o Webb pôde detectar por meio de seu Espectrógrafo de Infravermelho Próximo (NIRSpec). Assim, verificou-se que o sistema abriga um reservatório de água congelada, rico em materiais encontrados em corpos gelados”, explica a Galileu.
O que a descoberta de água congelada fora do nosso sistema significa?
Como sabemos bem, a água é essencial para o surgimento e manutenção da vida, então a descoberta de água fora do nosso sistema solar cria uma certa empolgação sobre a possibilidade de vidas em outros sistemas planetários. Obviamente, nada é confirmado, mas a detecção de água ao menos levanta a possibilidade.